quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Cruzeiro vence o Dragão

Share |
Por Leonardo Martins

O Cruzeiro tinha um jogo perigoso pela frente, enfrentaria o embalado Atlético-GO em Sete Lagoas e tinha um objetivo se recuperar da goleada sofrida para o Santos. O jogo foi tranqüilo e a boa vitória veio por 3 a 0, continuando na briga pelo título brasileiro.

O time azul contou com o desfalque de Jonathan, em seu lugar entrou Rômulo. Já do lado goiano, René Simões, que não contará com o artilheiro Elias pelas próximas três semanas, montou um esquema cauteloso, só com Marcão na frente.

Resultado deste esquema goiano foi um jogo de um time só, no caso o Cruzeiro, e a pressão azul começou com Rômulo que chutou de longe, mas foi pela rede do lado de fora. Os donos da casa atacavam muito pelo lado direito com Rômulo, Thiago Ribeiro e Montillo, que faziam belas jogadas, mas esbarravam na defesa goiana.

O Dragão, por sua vez, ficava fechado em seu campo e pouco atacava. O jogo permaneceu neste panorama até os 30 minutos quando o gol azul veio. Cobrança de escanteio e Henrique cabeceou para Farias que chutou, a bola bateu no goleiro Márcio e na trave e voltou para Caçapa completar para o gol. Festa azul.

O gol não alterou o time goiano que continuou exercendo uma boa marcação em cima do time cruzeirense, mas concedia alguns espaços. Thiago Ribeiro acertou bom chute, mas o goleiro Márcio fez grande defesa.

Do lado direito que saiu o segundo gol aos 44 do primeiro tempo. Thiago Ribeiro cruzou e o craque Montillo que driblou o zagueiro e tocou no canto de Márcio. 2 a 0, sexto gol do argentino no Brasileiro.

No segundo tempo, o Atlético voltou mudado e Juninho e Anailson entraram para tentar melhorar o time goiano, mas o Cruzeiro teve tranqüilidade e o jogo permaneceu sem grandes sustos. Só no chute de Robston que Fábio fez boa defesa.

A Raposa já tocava a bola em ritmo lento quando Daniel Marques fez falta em Farias e foi expulso. Na cobrança, Montillo chutou longe e deu logo o lugar para Roger. Wallyson também entrou no lugar de Thiago Ribeiro. O atacante entrou e fez duas chances. A primeira clara, Wallyson chegou na cara de Márcio, mas desperdiçou ao chutar em cima do goleiro. Já na segunda, ele não perdoou ótimo lançamento de Fabrício e fechou o placar, aos 42.

O Cruzeiro continua na briga pelo título com 47 pontos e o Dragão continua no Z-4, mas pode sair na próxima rodada.

Curtinhas

- O Palmeiras conseguiu a terceira vitória seguida no Campeonato ao derrotar o Inter em Barueri por 2 a 0. O Porco vem em uma crescente dentro do Campeonato. Os gols da vitória do Porco foram marcado por Marcos Assunção que acertou duas belas cobranças de falta.

 - O Atlético-PR mantém a boa fase no campeonato e derrotou o Vitória em Curitiba por 1 a 0. O Furacão assumiu o 5º lugar, mas está longe do G-3 que vai a Libertadores. O gol da vitória foi do zagueiro Rhodolfo.

- O Prudente conseguiu vencer após 10 jogos de jejum ao derrotar o Guarani por 4 a 2 em cassa. Mesmo com a vitória no confronto caseiro, o time de Presidente Prudente continua na lanterna do Campeonato e próximo do rebaixamento. William, Wesley (2 gols) e Wanderley fizeram 4 a 0 para os mandantes, mas Mazola e Reinaldo fizeram os dois de honra dos campineiros.

Crise sem fim

Share |
Por Gabriel Seixas

A crise está definitivamente instaurada no Flamengo. Os números não mentem: 2 míseras vitórias nos últimos 17 jogos, treinador com aproveitamento de apenas 29% em nove jogos à frente do clube e um modesto 16º lugar na tabela. Em pleno mês de Setembro, com Outubro batendo na porta, o Fla se depara com problemas desde os (aparentemente) mais simples, como o desgaste físico dos jogadores, até os mais graves, como a distância cada vez menor para a zona de rebaixamento. Parece campanha de time rebaixado, mas é a de um atual campeão brasileiro.

Contra o Goiás, mais uma vez as circunstâncias da partida favoreceram a satisfação do time com um modesto 1 a 1, tal como já havia acontecido contra Grêmio (2 a 2) e Fluminense (3 a 3). Isso porque o gol de empate dos cariocas saiu apenas no último minuto, através de Deivid, que fez seu segundo tento com a camisa do clube.

O que se viu no Serra Dourada, especialmente no primeiro tempo, mais parecia um amontoado de pessoas do que um jogo de futebol. O péssimo gramado do estádio foi apenas um detalhe em meio ao pragmatismo dos dois times, que acabaram congestionando o meio-campo de volantes: Correa, Maldonado, Kleberson e Willians pelo Fla, Amaral, Jonilson e Carlos Alberto pelo Goiás. O resultado parece óbvio: criatividade zero de ambos.

Faltou ousadia a goianos e cariocas desde a escalação inicial. Silas acertou ao barrar Diogo e testar um novo esquema tático, mas errou ao encontrar lugar para outro volante de contensão (Maldonado). Com Renato Abreu isolado na armação e longe de sua forma física ideal, o rubro-negro mal passava do meio-campo. A justificativa do treinador, de que era uma formação que favorecia o apoio constante dos alas Leo Moura e Juan, foi por água abaixo com as atuações abaixo da crítica de ambos.

Por sorte, o mandante Goiás também não deixou pra menos. O retrato do time era o volante Carlos Alberto ostentando a camisa 10. Assim como o Fla, o time se viu dependente das jogadas pelos flancos devido a falta de criatividade dos armadores, mas que pouco aconteciam. Douglas, pela direita, era a principal válvula de escape. Felipe e Rafael Moura incomodavam pouco na frente. A falta de ousadia dos goianos pode ser considerada ainda maior, visto que o time jogava desnecessariamente com três zagueiros, que na prática, só vigiavam Deivid.

Eram praticamente favas contadas que o surgimento de um gol seria necessariamente resultante de uma falha defensiva de algum dos times. Jean, do Flamengo, foi além da conta: completou um cruzamento da direita como um autêntico centroavante, mas contra o próprio gol. Nenhuma novidade para quem acompanha o futebol (?) do zagueiro.

O placar favorável ao Goiás permaneceu até os acréscimos, quando Deivid acertou um chute rasante da ponta direita que morreu no cantinho do goleiro Harlei. A nação rubro-negra, presente em bom público no Serrinha, comemorou. Mas também sabe que não resolve em nada a situação do time. Uma improvável vitória do Atlético Goianiense fora de casa sobre o Cruzeiro empurra o Mengão pra zona da degola. O Goiás já está lá, e dá mostras de que não tem condições de sair. Cada um com seus problemas. E que problemas!

UEFA Champions League – 2ª rodada da fase de Grupos

Share |
Por Leonardo Martins

A UCL chegou a segunda rodada da fase de Grupos neste meio de semana. Foram disputados 16 jogos por toda a Europa e muitos gols foram marcados nestes jogos. E você confere um resumo desta rodada no Esporte é Vida.

Grupo A

Muitos gols neste grupo e goleadas dos líderes. Com um show do camaronês Eto’o, a Internazionale atropelou o Werder Bremen por 4 a 0. O atacante participou dos quatro gols neoazzurris com três gols e uma assistência. Placar parecido fez o Tottenham em Londres diante do Twente da Holanda, os Spurs venceram com tranqüilidade por 4 a 1, Pavlyuchenko fez dois gols para os ingleses.

Grupo B

O Lyon, com dois gols de Michel Bastos, bateu o Hapoel Tel-Aviv em Israel por 3 a 1 e lidera o grupo com duas vitórias. Já na Alemanha, um confronto interessante aconteceu entre Schalke 04 e Benfica e os mandantes fizeram 2 a 0 e embolaram o grupo ao empatar em pontos com os portugueses.

Grupo C

Os dois principais favoritos a classificação no grupo se enfrentaram na Espanha, Valencia recebeu o Manchester United. Mesmo sem o astro Rooney, os Diabos Vermelhos venceram por 1 a 0 e lideram o grupo. O mesmo placar se repetiu no outro jogo do grupo entre Rangers e Bursaspor da Turquia, melhor para os escoceses que venceram e lideram o grupo ao lado dos ingleses.

Grupo D

O Barcelona foi a Rússia e não passou de um empate em um gol com o Rubin Kazam. Messi começou no banco e entrou na segunda etapa, mas não alterou o rumo do jogo. O líder do grupo é o Copenhague que venceu o Panathinaikos na Grécia por 2 a 0. O brasileiro Gilberto Silva, da equipe grega, foi expulso.

Grupo E

No Grupo E, o líder com duas vitórias é o Bayern. Os bávaros suaram para conseguir a vitória sobre o Basel por 2 a 1, de virada, na Suíça. Já na Itália, a Roma conseguiu a primeira vitória ao derrotar o Cluj da Romênia, também por 2 a 1.

Grupo F

Chelsea e Spartak surgem como favoritos a classificação as oitavas de final, já que ambos ganharam os dois jogos. Os blues não tiveram tantas dificuldades para bater o Olympique Marseille por 2 a 0 em Londres. Já os russos, atropelaram o Zillina da Eslováquia por 3 a 0 com gols brasileiros (Ibson e Ari, 2 gols).

Grupo G

O Real Madrid assumiu a ponta com a vitória sobre o Auxerre da França por 1 a 0, mas o futebol apresentado pelos merengues não agradou a torcida espanhola. Já o Milan foi a Amsterdã e não saiu de um empate em um gol com o Ájax. O resultado poderia ser melhor caso o atacante Robinho não desperdiçasse uma chance na cara do goleiro Stekelenbutg. O atacante da Seleção, inclusive, foi muito vaiado pela torcida rossonera.

Grupo H

O Arsenal continua bem na competição ao derrotar com tranqüilidade o Partizan, na Sérvia, por 3 a 1. Os Gunners conseguiram a segunda vitória. Assim como o Shaktar Donnetsk, que foi a Braga e derrotou o time português por 3 a 0. Os três gols do time ucraniano foram marcados por brasileiros, Luiz Adriano (2) e Douglas Costa.

Série B – 25ª Rodada

Share |
Por Leonardo Martins

A Série B teve mais uma rodada cheia na terça-feira disputada ontem. Foi uma rodada com muitos gols e surpresas nos 10 jogos que aconteceram. Resumo da rodada agora no Esporte é Vida.

O líder Coritiba poderia ter disparado na liderança, mas levou o empate da Ponte Preta no final do jogo em 2 a 2. A vice-liderança mudou de dono e foi para o Figueirense, que foi a Alagoas e venceu o ASA por 2 a 1 de virada. As zebras vieram do 3º e 4º colocados. O Bahia voltou a decepcionar a torcida em Pituaçu ao ser goleado pelo Icasa por 4 a 2. Já o América-MG protagonizou um jogo emocionante em Sete Lagoas com a\ Portuguesa. O jogo foi com viradas das duas equipes e que terminou com vitória paulista por 3 a 2.

O Sport conseguiu uma ótima vitória em Curitiba diante do decadente Paraná por 2 a 0 e subiu na classificação. Outro que venceu fora e entrou na briga pelo acesso foi o São Caetano que venceu o Náutico por 2 a 1 em Recife. O Guaratinguetá venceu o lanterna e desesperado Ipatinga por 2 a 1 em casa e esquentou a briga.

Duelo de desesperados entre Vila Nova e Santo André que terminou sem gols, pior para o Ramalhão que permanece no Z-4. Outro duelo deste tipo aconteceu em Brasília entre Brasiliense e Bragantino, melhor para o alvinegro paulista que goleou a equipe candanga por 4 a 0, na estreia de Andrade no comando da equipe amarela. E o América-RN mostra sinais de reação com a vitória em Natal sobre o Duque de Caxias por 2 a 1.

Classificação

1° Coritiba – 47
2° Figueirense – 45
3° Bahia – 44
4° América-MG – 43
5° Ponte Preta – 41
6° Sport – 40
7° São Caetano – 38
8° Portuguesa e Guaratinguetá – 37
10° Duque de Caxias – 35
11° Náutico – 34
12° Paraná, Icasa e Bragantino – 32
15° ASA e Vila Nova – 29
17° Brasiliense – 27
18° Santo André – 26
19° América-RN – 25
20° Ipatinga – 18