quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Brasil atropela a Polônia

Share |
Por Leonardo Martins

Depois da derrota para Cuba, o Brasil esperava dias melhores na segunda fase do Mundial de Vôlei. O adversário era conhecido, a Polônia, com quem o Brasil decidiu o Mundial passado. A cidade de Ancona recebeu o show brasileiro que derrotou os poloneses com enorme tranqüilidade por 3 sets a 0.

Bernardinho e o time entraram em quadra em um ritmo acelerado que surpreendeu os poloneses. Foi um show de vôlei no primeiro set apresentado pelos brasileiros, todos os fundamentos do time foram muito bem, especialmente, Murilo no saque. Os poloneses nem viram a cor da bola e o Brasil fechou o set em 25/16.

No segundo set, os poloneses até ensaiaram um equilíbrio no inicio do segundo set, mas, outro destaque da equipe, Leandro Vissotto, comandou a equipe no novo show no segundo set da partida. Nova vitória tranqüila, agora por 25/20.

 No último set, os poloneses tentaram desestabilizar o time brasileiro e a arbitragem com reclamações efusivas, mas o show brasileiro continuava e calava a torcida polonesa que compareceu em peso ao ginásio em Ancona, no litoral italiano. A cada cravada brasileira na quadra polonesa, a vitória chegava mais perto e ela foi confirmada em 25/20. E que venham os búlgaros no sábado. Amanhã, o Brasil assiste de camarote o confronto entre Polônia e Bulgária.


Apito amigo e empate no Pacaembu

Share |
Por Gabriel Seixas

Corinthians e Botafogo protagonizaram o duelo mais esperado da rodada. Eram muitos os candidatos a protagonista. Pelo Timão, podemos citar Jucilei, Elias e Bruno Cesar, por exemplo, e pelo Bota, Loco Abreu, Herrera e o zagueiro-artilheiro Antônio Carlos. Entretanto, foram os erros do árbitro Leandro Vuaden e seus assistentes que ofuscaram o empate em 1 a 1. O Timão saiu sob vaias, ainda que jogando em casa, ostente o retrospecto de 11 vitórias e 1 empate (ontem) em 13 jogos.

Sem muitas novidades, o time comandado por Adilson Batista abriu o placar logo aos três minutos, com Bruno Cesar. O maestro corintiano acertou um lindo chute no ângulo de Jefferson, mostrando que ainda pode ser um diferencial na equipe alvinegra, apesar de suas últimas atuações abaixo da crítica. A título de curiosidade, foi o centésimo gol do Timão na temporada.

Nos primeiros minutos, o Botafogo sentiu os desfalques. Sem peças ofensivas importantes, como Jóbson e Maicosuel, Joel Santana teve de recorrer a nomes como Lucio Flávio e Herrera para compor o time titular. Sem muita técnica, o alvinegro carioca arrancou um empate numa cabeçada precisa de Loco Abreu, aproveitamento cruzamento de Alessandro. Foi o sexto gol do uruguaio nos últimos seis jogos.

No início da etapa final, o lance mais polêmico do jogo. Herrera recebeu lançamento e tocou pro gol, mas o assistente Erich Bandeira, equivocadamente, marcou impedimento. Um ‘dossiê’ montado pela torcida do Palmeiras aponta 15 pontos ganhos pelo Timão em erros de arbitragem. Antes que levem a sério, é apenas uma provocação. Mas não deixa de ser curioso. Sem esses pontos, os paulistas estariam ao lado de Guarani e Vasco no 11º lugar.

Mais uma vez, o torcedor corintiano se depara com a possibilidade de um título nacional ser manchado por erros de arbitragem. Com um jogo a menos, a diferença para o líder Fluminense é de três pontos. O jogo terminou 1 a 1 , mas a partida ainda não foi contada por completa. No último minuto, Caio teve a chance de colocar o Botafogo na quarta colocação. Na pequena área, o goleiro Julio César estava adiantado e Loco Abreu e Renato Cajá estavam livres nas duas pontas. Ele preferiu um toque por cobertura. Errou, e errou feio. Sobrou bronca para o menino.

Não é só Caio que merece um puxão de orelhas, como disse Joel Santana. O time precisa acordar. O clássico contra o Flamengo pode ser considerado como um divisor de águas: uma derrota e até mesmo um empate distancia ainda mais o Fogão do G3. Uma vitória não só aproxima o time dos líderes, como dá moral para a sequência do campeonato.

Curtinhas

- O líder Fluminense suou para vencer o desesperado Avaí em Volta Redonda por 1 a 0, mas subiu na pontuação. O Avaí continua perto da zona vermelha. O gol da vitória veio já no fim do jogo com o craque argentino Conca.

- O Grêmio conseguiu uma ótima vitória em casa diante do São Paulo por 4 a 2 e tem o melhor time no returno. Já o Tricolor Paulista permanece na zona intermediária do Campeonato. Os gaúchos abriram 2 a 0 com dois gols de André Lima, os paulistas chegaram ao empate com Rogério Ceni e Marlos, mas o Grêmio chegou aos 4 a 2 com Jonas e Diego.

Classificação

1º Fluminense – 51
2º Corinthians – 48*
3º Cruzeiro – 47
Internacional*, Atlético-PR e Botafogo – 41
Santos* e Palmeiras – 38
9º Grêmio – 36
10º São Paulo – 34
11º Guarani e Vasco* – 33
13º Vitória e Ceará – 31
15º Flamengo – 29
16º Avaí – 28
17º Atlético-GO – 26
18º Goiás – 25
19º Atlético-MG – 22
20º Prudente – 20
* Jogo a menos

Zona da Libertadores
Zona da Sul-Americana
Zona de Rebaixamento

Próximos jogos

01/10
21h

Vasco x Goiás

02/09
16h

Santos x Palmeiras
Vitória x Grêmio
Prudente x Fluminense
Corinthians x Ceará

18h30

Cruzeiro x Atlético-PR
Internacional x Guarani
Botafogo x Flamengo

21h

Avaí x São Paulo
Atlético-GO x Atlético-MG

Galo e Ceará empatam e continuam em crise

Share |
Por Leonardo Martins

A cada jogo para o Galo é um sofrimento para a torcida e seus torcedores. O jogo de ontem contra o Ceará era, para todos, considerado o inicio da arrancada atleticana para fugir da degola. Mas esta arrancada foi adiada com o empate sem gols em Fortaleza, e o sofrimento continua.

Dorival Júnior tentou mudar o time que foi derrotado pelo Grêmio ao promover a estreia do jovem Felipe Soutto. Mas do outro lado, tinha um Ceará desesperado com a possibilidade de entrar no Z-4.

E este momento dos dois times fez com que o jogo fosse aberto e com boas chances. Obina, pelo Galo, e Nicácio, pelo Vovô perderam chances no inicio do jogo. Mas os cearenses eram melhores, mas seu ataque, o pior do Campeonato com apenas 19 gols, atrapalhava o time a criar.

Já do lado mineiro, o drama só aumentou quando o, talvez, o único que quer jogo ultimamente, Daniel Carvalho, se lesionou e Ricardo Bueno entrou em seu lugar. As duas equipes diminuíram o ímpeto e o jogo se tornou sem graça com lances bizarros e muitos erros de passe. O 0 a 0 foi o melhor placar na primeira etapa.

Na segunda etapa, o jogo melhorou um pouco, mas os atacantes estavam em uma noite nada inspirada. Na melhor chance do Vovô, Vicente cruzou e Geraldo cabeceou perto do gol de Renan Ribeiro, mas foi muito pouco para quem jogava em casa. Magno Alves também desperdiçou boas chances de gol.

Já do lado atleticano, sobrava vontade e raça, mas faltava organização de jogadas e o drama só aumentava. Diego Souza, que falou que seria outro a partir de ontem, foi o autor da melhor chance, mas esbarrou no goleiro do Ceará e na zaga eficiente do time. O empate sem gols foi péssimo para as duas equipes, mas foi condizente com o futebol apresentado pelas equipes.

E se foi mais uma oportunidade de arrancada do Galo para fugir da degola, agora são 8 vitórias em 12 jogos e a situação, a cada dia, fica pior nos lados da Cidade do Galo.