sábado, 23 de outubro de 2010

Parabéns Rei

Share |

Por Leonardo Martins

Hoje é uma data muito especial para os amantes do futebol, o Rei do Futebol, Pelé, completa 70 anos de vida. Pegando um gancho com o que faço no Blog (D)Eficiência (http://deficienciaoblog.blogspot.com/), preparei uma crônica especial sobre a data.

Quando se fala em Pelé, o mundo para, para porque o nome Pelé é uma coisa que transcende as galáxias do universo. Um menino negro, mineiro, pobre, que ganhou o respeit1o e a admiração do mundo apenas usando o dom que Deus lhe deu, que foi de jogar futebol e encantar o mundo.

Eu não vi Pelé jogando, mas sei dos seus legados para o mundo do Esporte (nem falo do futebol, porque ele transformou o futebol). O Rei foi o atleta mais completo da história do Esporte, mais do que Ali, Sergei Bubka, Senna, entre outros gênios do esporte. Cabeceava, chutava com perfeição, foi o jogador que mais dominou todos os fundamentos do Futebol, um homem muito a frente do seu tempo (esportivamente falando).

Bom, o Rei não é apenas um grande ídolo, mas um grande embaixador da Paz, apesar de algumas atitudes dele como pessoa não condizem com o status que ele adquiriu, mas isto é uma outra história. O que devemos reverenciar nesta data é o que Pelé fez em campo.

Termino este texto dizendo um clichê, mas que deve ser repetido.  Muito difícil aparecer outro esportista como Pelé, talvez nunca mais teremos outro Pelé, mas isto é uma coisa que o futuro nos aguarda e não teremos, possivelmente, se aparecer outro, a chance de ver.

PARABÉNS REI