quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O Milagre de Berna

Share |
Por Gabriel Seixas

Para alguns, o título do texto é familiar. Este é o nome de um filme produzido na Alemanha, que tem como plano de fundo o caneco conquistado pela Nationalelf na Copa de 1954 frente a favorita Hungria do lendário Puskas, na final disputada na cidade de Berna, na Suíça. Desta vez, o milagre de Berna não tem nada a ver com a simpática cidade suíça e muito menos com alemães ou húngaros. O protagonista do filme, ou melhor, do empate entre Internacional e Fluminense, foi o goleiro tricolor Ricardo Berna.

Há circunstâncias em que um empate merece ser valorizado. Num campeonato que já ultrapassou a marca de 100 igualdades, o Flu se dá ao luxo de comemorar uma delas. O Internacional no Beira-Rio é sempre um adversário difícil, ainda mais quando está com o time 99% completo. Desfalcado e jogando um tanto acuado, o tricolor carioca teve de depositar suas fichas em seu arqueiro, o que se tratando de Fluminense, não é bom negócio. Exceto nesta quarta-feira.

O confronto particular entre Conca e D’Alessandro inexistiu. Dois dos melhores meias do futebol brasileiro na atualidade – e ambos argentinos – conseguiram criar algumas boas jogadas, mas não assumiram o papel de protagonistas. No palco em que Paul McCartney fará um show neste fim de semana, quem brilhou foi Ricardo Berna. Grandes intervenções do contestado arqueiro garantiram o vantajoso 0 a 0. Alguém aí tá com saudades de Fernando Henrique e Rafael?

Quanto ao Inter, tendo em vista praticamente um mês para a disputa do Mundial, é bom que o Colorado volte suas atenções para Abu Dhabi. As chances de título se foram junto com o empate sem gols. E como a vaga para a Libertadores do ano que vem já está garantida, os comandados de Celso Roth não têm grandes motivos para se preocupar daqui pra frente. O time é excelente, mas deu sopa pro azar. Já são cinco jogos sem uma única vitória.

Ainda líder, o Flu não pode se deslumbrar com a ponta. Apesar das críticas em relação ao trabalho de Muricy Ramalho, já são 19 rodadas na liderança. Para não repetir o Palmeiras-09, também comandado por Muricy, também líder em metade do campeonato e que no fim não conseguiu nem mesmo uma vaga para a Libertadores, só os milagres de Berna não serão necessários. E se o roteiro do filme original terminou em título, o de hoje também poderá ter o mesmo final. Mas isso é assunto pro dia 5 de dezembro.

Curtinhas

- O Botafogo entrou de vez na briga pelo título, a equipe alvinegra derrotou o Atlético-GO por 3 a 2 e chegou aos 54 pontos. O Atlético continua próximo ao Z-4. Caio, Jóbson e Loco Abreu fizeram para o time carioca e enquanto, Robston e Juninho fizeram para o Dragão.

- O Grêmio afundou o Goiás com a vitória em Goiânia por 2 a 0. O resultado deixou o time esmeraldino quase na segunda divisão e fez com que o tricolor gaúcho ainda sonhe com a Libertadores 2011. Os gols da vitória gremista saíram com André Lima e Diego na segunda etapa.

- Santos e Vitória reeditaram a final da Copa do Brasil e o empate em um gol não foi bom para ambas equipes. O Peixe deu adeus as chances de título e os baianos continuam próximos ao Z-4. Os gols saíram no primeiro tempo com Neymar, para o Santos, e Júnior, para o Vitória.

- Outro empate péssimo para as duas equipes aconteceu entre os desesperados Guarani e Atlético-MG em Campinas. Um pouco melhor para o Bugre que continua fora da zona vermelha, local que está o Galo. As duas equipes desperdiçaram chances, mas o placar não saiu do zero.