domingo, 14 de novembro de 2010

Goleada com sabor de vingança

Share |
Por Gabriel Seixas

Nem o torcedor mais otimista do Atlético-MG esperava um reencontro tão especial com o desafeto Vanderlei Luxemburgo como o de hoje. O treinador que largou o Galo na zona de rebaixamento há aproximadamente dois meses era mais do que um adversário. Para os torcedores alvinegros, um inimigo. No campo, essa rivalidade inexistiu. Os jogadores do Atlético fizeram questão de cumprimentar o ex-comandante. E também fizeram questão de mostrar que estão vivos na briga contra o descenso.

Sob o comando de Dorival Júnior, o Galo ganhou muito mais do que fôlego nessa árdua luta. Hoje é um time organizado taticamente, motivado e que reconquistou a confiança do torcedor. O placar de 4 a 1 pode não refletir a superioridade técnica entre os times, mas certamente premiou aquela equipe que adotou a melhor estratégia em campo.

Luxemburgo apostou no 4-3-1-2 com o qual se consagrou no memorável Cruzeiro de 2003. Só que o rendimento de Petkovic nem se compara ao do então armador celeste Alex, hoje no Fenerbahçe. Sem criatividade no meio-campo, o Fla limitou-se a trocar passes sem objetividade. Diego Mauricio e Diogo foram figuras nulas na frente. O Atlético aproveitou-se da apatia do rival para construir seu triunfo.

Outro aliado importante dos mineiros foi o goleiro rubro-negro Marcelo Lomba, que não estava em seus melhores dias. Falhou nos dois gols do Atlético que deram tranquilidade ao time na saída para o intervalo. O arqueiro deu rebote para Obina fazer o primeiro e protagonizou um lance bizarro no segundo, de Renan Oliveira.

Aliás, Renan Oliveira foi o grande personagem do jogo. Respondeu em campo ao menosprezo de Luxa por ele quando ainda era treinador do Atlético. Em determinado momento, o ‘estrategista’ abriu mão da jovem promessa, liberando-o para o Vitória, por empréstimo. Luxemburgo saiu, Renan voltou. Hoje, o garoto colhe os frutos do amadurecimento. Depois do golaço de Tardelli, ele fechou o caixão rubro-negro com o quarto tento.

Já o golaço de Marquinhos pelo Flamengo serviu apenas como registro. Luxemburgo expôs o time com suas três alterações no intervalo e acabou sofrendo as consequências do “tudo ou nada”. O jogo de hoje prova que o Fla mais uma vez não vai querer viver no marasmo. Esse é um dos motivos que me fazem crer que o duelo contra o Guarani (adversário direto) em casa no próximo fim de semana não são favas contadas.

O Atlético também não terá vida fácil. E mesmo atrás do Fla na tabela, deposita na boa fase e na motivação do elenco a chance de escapar da degola. O trabalho de Dorival é digno de aplausos. Até mesmo garantir vaga na Sul-Americana é um sonho possível. Para quem passou por maus bocados e esteve fadado à Série B, vale como um título. Na Arena do Jacaré, o predador é o Galo.

Curtinha:

- Provisoriamente, o campeonato tem um novo líder. O Corinthians venceu o Cruzeiro por 1 a 0 com gol de Ronaldo, cobrando pênalti que gerou muita polêmica, e ultrapassou o Fluminense na ponta. No outro jogo, Santos e Grêmio empataram sem gols na Vila Belmiro.