segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Os Estaduais pelo Brasil – 14/02

Share |
Por Leonardo Martins

Última rodada da primeira fase da Taça Guanabara, jogos decisivos, mas o destaque veio do jogo entre os eliminados América e Vasco. O time vascaíno, mostrando reação, fez uma goleada histórica por 9 (isso mesmo!!) a 0, a maior goleada da história do confronto. No domingo, o Flamengo confirmou os 100% de aproveitamento na fase ao vencer o Resende por 1 a 0. O outro classificado da chave A saiu de forma sensacional, o Boavista conseguiu o gol da classificação aos 48 do segundo tempo diante do Nova Iguaçu na vitória por 5 a 3. No Grupo B, só houve a inversão da ordem dos classificados. O Flu conseguiu vencer o Madureira por 1 a 0 e fugiu do confronto contra o Flamengo e jogou o Botafogo, que apenas empatou com o Macaé por 1 a 1. O Tricolor pega o Boavista no sábado e o clássico entre Fla e Bota acontece no domingo, ambos válidos pelas semifinais e no Engenhão.

Última rodada do turno também no Gaúcho. O Grêmio, já primeiro no seu grupo, perdeu uma longa invencibilidade ao ser derrotado pelo Novo Hamburgo por 2 a 0. O Tricolor enfrenta o Ypiranga nas quartas-de-final. Já o Inter ficou em segundo no seu grupo, mesmo com a vitória por 3 a 2 sobre o Pelotas, com 3 gols de Leandro Damião. O Colorado enfrenta o Cruzeiro na próxima fase. As outras quartas serão Caxias x Veranópolis e Juventude x São José.

A mesma situação aconteceu em Santa Catarina e o Figueirense terminou na frente com a vitória sobre o Imbituba por 4 a 1. O Figueira enfrenta o Joinville nas semifinais. Já o Criciúma, que foi derrotado pelo Marcílio Dias por 3 a 2, enfrenta a Chapecoense na próxima fase. O já eliminado Avaí conseguiu uma virada espetacular sobre o Concórdia em 4 a 3.

No Paulistão. O líder continua sendo o Palmeiras, com gol de Kleber, o time alviverde derrotou o surpreendente Americana por 1 a 0. Na cola palmeirense está o Santos, o time da baixada, já poupando jogadores para a Libertadores, derrotou o Noroeste por 2 a 0 e vem a um ponto do rival verde. O São Paulo mostra sinais de recuperação com a vitória no clássico contra a Portuguesa, com boa exibição do time, a equipe são-paulina venceu por 3 a 2. Na véspera do anúncio da aposentadoria de Ronaldo (um especial sobre isto amanhã no Esporte é Vida), o Corinthians deu um freio na reação ao empatar sem gols diante do Paulista.

O Mineiro já teve texto aqui no Blog para o clássico entre Cruzeiro e Atlético. Mas nos outros jogos da rodada, muitos gols também. O América, com show do artilheiro Fábio Júnior autor de três gols, assumiu a vice-liderança com a goleada sobre o Ipatinga por 4 a 1. O carequinha do América é artilheiro do Campeonato com 4 gols ao lado de Diego Tardelli, que fez show no clássico. O Guarani poderia ter chegado a terceira vitória no Mineiro, mas perdeu em casa para o Uberaba por 2 a 1.

No Paranaense, o Coritiba pode ser campeão do turno na próxima rodada. O Coxa adquiriu esta condição ao vencer o Roma por 3 a 0, basta um empate no clássico Atletiba para o título ir para as mãos coxas-brancas. O Atlético conseguiu importante vitória sobre o Paranavaí por 3 a 2 e ainda sonha. Já o calvário do Paraná continua, o time perdeu a 7ª na competição ao ser derrotado pelo Iraty por 1 a 0, o Paranito amarga a lanterna e vê o rebaixamento mais perto.

No Pernambucano rolou clássico entre Sport e Náutico na Ilha do Retiro. E foi um jogo movimentado. O Leão marcou com Alessandro e Ricardo Xavier fez o gol do Timbu. O Central disparou na frente com a vitória sobre o Vitória por 3 a 1 e o Santa deu uma caída, mais uma derrota, desta vez, para o Cabense por 2 a 1.

No Cearense, liderança folgada do Ceará. O Vovô fez mais uma vitima, o Tiradentes com a vitória por 2 a 0. Sete pontos atrás está o Fortaleza, que goleou o Crato por 5 a 0.

A sina de maus resultados do Bahia continua. O Tricolor perdeu mais uma no Baianão, 3 a 2 para o Camaçari e está fora da zona de classificação no Grupo 1. Já o Vitória vem bem e venceu o Atlético por 3 a 1 e consolidou a liderança do Grupo 2.

No goiano, a Liderança continua com o Atlético, que venceu bem o CRAC por 4 a 2. O Vila Nova vem em terceiro após a vitória sobre o Aparecidense por 3 a 2. Já o Goiás vacilou ao empatar sem gols com o fraco Goianésia.