domingo, 17 de abril de 2011

Os estaduais pelo Brasil – 15/04

Share |
Por Leonardo Martins

Campeonato Paulista

Muita emoção na última rodada da primeira fase e os confrontos da próxima fase foram definidos. Houve mudança no topo da classificação. O São Paulo pulou na frente ao empatar com o Oeste por 1 a 1 e contou com a derrota do Palmeiras em Campinas diante da Ponte Preta por 2 a 1. Os quatro times citados seguem adiante. O Tricolor fará o clássico contra a Portuguesa, que conseguiu a vaga no sufoco ao vencer e rebaixar o São Bernardo por 1 a 0. O Porco mede esforços com o Mirassol que já foi líder, mas perdeu forças.

O Corinthians ficou com a terceira posição ao derrotar o rebaixado Santo André por 2 a 0 e faz confronto nas quartas contra o Oeste. Já o Santos derrotou um postulante a vaga as oitavas, o Paulista, por 3 a 0 e faz confronto equilibrado contra a Ponte Preta. Os 4 grandes jogam em casa nas quartas. Os rebaixados, além dos já citados São Bernardo e Santo André, foram Prudente e Noroeste.

Campeonato Carioca

Semifinais da Taça Rio definidas e o intruso pequeno da vez é o Olaria. O clube do subúrbio conseguiu a vaga ao empatar com o Vasco por 2 a 2, após estar vencendo por 2 a 0. O cruzmaltino terminou em 1º no Grupo A e volta a jogar contra o Olaria nas semifinais. O Botafogo, que contava com uma vitória vascaína para se classificar, fez a sua parte ao vencer o rebaixado América por 3 a 1 com 3 gols de Alessandro.

Na outra semifinal reúne o clássico Fla-Flu. O Flamengo poderia ter mudado os confrontos das semifinais, mas Ronaldinho desperdiçou um pênalti no empate em um gol com o Macaé. O Fluminense garantiu o primeiro lugar na chave ao vencer o Nova Iguaçu por 1 a 0 com o fim do jejum de gols de Fred. O outro rebaixado no Rio, além do América, foi a Cabofriense.

Campeonato Mineiro

Não houve alterações nos confrontos das semifinais. O Cruzeiro terminou a fase em primeiro lugar com a vitória sobre o Uberaba por 1 a 0 em jogo morno e o craque Montillo marcou. Os celestes enfrentam a surpresa da competição, o América-TO. O time do interior enfrentou o segundo lugar Atlético e tomou uma goleada sonora por 7 a 1. O Galo finalmente fez um bom jogo e o destaque da goleada foi o atacante Magno Alves que fez três gols. O Atlético vai fazer o clássico contra o América nas semifinais. O Coelho empatou com o Villa Nova em Nova Lima por 2 a 2 e terminou a fase em terceiro.

Emoção mesmo foi na definição dos rebaixados. O Democrata, que começou a rodada praticamente rebaixado, conseguiu um verdadeiro milagre ao vencer e rebaixar o Funorte, em Montes Claros, por 5 a 2. A Pantera fez o placar que precisava aliada a derrota do Ipatinga em casa para o acomodado Tupi por 1 a 0. Tigre e Funorte foram rebaixados.

Campeonato Gaúcho

O destaque das quartas foi a estreia de Falcão no comando técnico do Inter e foi em grande estilo com a vitória por 1 a 0 sobre o Santa Cruz. O Colorado enfrenta nas semifinais o Juventude que venceu o Lajeadense por 3 a 0. Já o Grêmio teve mais dificuldades contra o Ypiranga, o Tricolor empatou em um gol e precisou dos penais para eliminar os interioranos em uma vitória por 4 a 2. Os gremistas pegam o Cruzeiro, que venceu o São Luiz por 2 a 0.

Campeonato Paranaense

O título do Coritiba pode sair na próxima rodada. A equipe coxa-branca precisa de um empate no clássico contra o Atlético na Arena para comemorar o título no próximo domingo. Hoje, o Coritiba continua 100% no segundo turno ao vencer o Roma por 4 a 1 O Atlético continua na briga ao vencer de virada o Paranavaí por 2 a 1. Já o Paraná continua sua briga para sair da zona de Rebaixamento ao vencer o Iraty por 1 a 0.

Campeonato Catarinense

Clássico de Florianópolis nas semifinais do segundo turno. O Figueirense foi o segundo na fase após vencer o rebaixado Imbituba por 6 a 0 e pega o rival Avaí, que venceu o outro rebaixado, Concórdia, por 4 a 0. Na outra semifinal, a líder da fase, Chapecoense, que venceu o Brusque por 1 a 0, pega o Joinville que apenas empatou em dois gols com o Metropolitano. Os 4 times brigam para ver quem pega o Criciúma, campeão do primeiro turno, na decisão do Estadual.

Campeonato Baiano

Clássico Bavi nas semifinais no estadual da  Bahia. O Vitória já classificado se deu ao luxo de poupar jogadores no empate em 0 a 0 com o Camaçari. A outra vaga do grupo ficou com o Serrano que também zerou com o Feirense. O Serrano enfrenta o Bahia de Feira de Santana, que derrotou o Atlético por 3 a 1 e garantiu a liderança da chave. Já o Tricolor mais famoso garantiu a vaga para pegar o rival com a goleada por 4 a 0 sobre o Vitória da Conquista.

Campeonato Goiano

Mesmo perdendo a sexta seguida, o Atlético terminou a fase na liderança. O Dragão perdeu para o rebaixado Santa Helena por 2 a 1 na estreia de PC Gusmão na equipe. O Atlético pega a Anapolina nas semifinais. A outra semifinal é o clássico entre Vila Nova e Goiás.O Vila venceu o Goianésia por 3 a 1 e terminou na segunda posição. O Goiás venceu o outro rebaixado, Trindade, por 1 a 0 e faturou o terceiro lugar.

Campeonato Pernambucano

O Náutico terminou a fase na liderança ao vencer o clássico contra o Sport nos Aflitos por 1 a 0. O gol da vitória do Timbu saiu com Bruno Meneghel no segundo tempo. Náutico e Sport fazem uma semifinal. A outra é entre Santa Cruz, que empatou sem gols com o rebaixado Ypiranga, e o Porto, que perdeu para o Petrolina por 3 a 1.