domingo, 1 de maio de 2011

Os estaduais pelo Brasil – 01/05

Share |
Por Leonardo Martins

Campeonato Carioca

O “Bonde sem freio” se tornou vencedor do Campeonato Carioca. O Flamengo conseguiu o título estadual ao faturar a Taça Rio e, como havia ganho o primeiro turno, já liquidou sem a necessidade de uma final. E o título veio em cima do rival Vasco num belo Engenhão. Foi uma partida nervosa e que o Rubro-Negro foi melhor no tempo normal, mas brilhou a estrela do goleiro Fernando Prass, que fez defesas importantíssimas e que levaram a decisão da Taça Rio para os pênaltis, como sempre em decisões no Rio. Nos penais, a incompetência dos cobradores cruzmaltinos foi decisiva para o título, já que erraram 3 cobranças e a festa foi rubro-negra com o 4º título nos últimos cinco anos.

Campeonato Gaúcho

Ao contrário do Rio, o Internacional evitou o título estadual do Grêmio sem a necessidade de uma final. O Colorado, também nos pênaltis, venceu o rival e faturou a Taça Farroupilha, segundo turno do estadual. O jogo foi bom e bem disputado e o empate em um gol no tempo normal condiz com o que foi o jogo. O artilheiro do Gaúcho, Leandro Damião fez o gol colorado. O Grêmio empatou já no fim do jogo com Júnior Viçosa. Nas cobranças de pênaltis, Borges jogou para fora e Renan defendeu a cobrança de Fernando e o título colorado veio. Os dois times voltam a se enfrentar nos dois próximos domingos na grande final.

Campeonato Paulista

Festa dos visitantes nos clássicos das semifinais. O Santos foi ao Morumbi e enfrentou o São Paulo em um bom jogo que foi vencido por 2 a 0, graças ao talento da garotada. Mas no primeiro tempo quem brilhou foi o goleiro Rafael, que garantiu o empate com boas defesas. No segundo, a garotada brilhou, especialmente, Paulo Henrique Ganso, o camisa 10 deu o passe para o gol de Elano e fez o segundo ao aproveitar passe de Neymar.

Na grande final, o Peixe enfrentará o Corinthians. O Timão era visitante no Pacaembu diante do Palmeiras. O clássico foi nervoso e os alviverdes chiaram muito a arbitragem. Mesmo com um a menos depois da expulsão de Danilo, o time do Palestra Itália dominou o jogo e saíram na frente no gol de Leandro Amaro, mas levou o empate com o gol de Willian e a decisão foi para os penais. Na cobrança de pênaltis, os dois times foram muito bem, a exceção de João Vitor, o palmeirense parou em Júlio César e garantiu a classificação alvinegra.

Campeonato Mineiro

Final previsível entre Cruzeiro e Atlético. Os dois grandes voltaram a vencer os Américas. O Galo confirmou a vaga na final com uma nova vitória de virada sobre o Coelho por 2 a 1, Luciano abriu o placar para o América de BH, mas Magno Alves e Serginho viraram para o alvinegro de Minas. Já o Cruzeiro entrou em campo praticamente na final depois dos 8 a 1 na ida sobre o América-TO e com reservas, goleou de novo. Com boa atuação de Dudu, os celestes fizeram 5 a 1 e vão com moral para a decisão.

Campeonato Catarinense

Decisão interiorana entre Chapecoense e Criciúma, ganhador do primeiro turno. Na decisão do segundo turno, a Chapecoense se valeu do regulamento que lhe dava o direito do empate diante do Avaí e deu empate em Chapecó. O time verde saiu perdendo por dois a zero, gols de Rafael Coelho e Willian, mas o garoto Aloísio, grande nome da equipe na competição, garantiu o titulo ao fazer os dois gols do empate.

Campeonato Baiano

Clássico Bavi no Barradão e o Vitória também se valeu do regulamento após a vitória no jogo de ida sobre o rival por 1 a 0. No jogo de volta, o rubro-negro poderia perder por um gol de diferença e foi isto que aconteceu, o Bahia ganhou por 3 a 2,  mas não levou a vaga na final.  O Vitória faz outro Bavi na final, mas é contra o Bahia de Feira de Santana que empatou com o Serrano por 1 a 1 e garantiu uma vaga inédita na final.

Campeonato Goiano

Final entre os grandes Atlético e Goiás. O Atlético confirmou a vaga com uma nova vitória sobre a Anapolina por 4 a 2, com direito a três gols do artilheiro Marcão. Já o esmeraldino passou mais dificuldades no clássico contra o Vila Nova, mas conseguiu a vaga com um  empate em dois gols. O jogo foi marcado por uma paralisação no mínimo curiosa, por causa de um enxame de abelhas que invadiu uma das traves do Serra Dourada e o jogo parou por 10 minutos.

Campeonato Pernambucano

Clássico na final entre Santa Cruz e Sport. O Santa, que volta a final após 5 anos, repetiu o placar da ida sobre o Porto de Caruaru com grande público no Arruda. O time coral fez 3 a 1 e tenta evitar o hexa do Sport. O Leão poderia perder por um gol de diferença e foi isto que aconteceu, perdeu por 3 a 2 para o Náutico, mas está na final. O destaque do jogo foi o golaço de Bruno Mineiro que matou o confronto para o Sport.

Campeonato Cearense

Ainda estamos na semifinal do segundo turno. O Guarani de Juazeiro tentará evitar o título antecipado do Ceará ao vencer o Horizonte por 4 a 0 e garantiu uma vaga na final do segundo turno. Já o Vovô venceu o outro Guarany, o de Sobral, por 1 a 0 e pode garantir o título estadual no próximo domingo.

Campeonato Paranaense

Com tudo definido, título para o Coritiba e rebaixamento de Paraná e Cascavel, a última rodada foi só para cumprir tabela. O Campeão Coritiba terminou o Campeonato de forma invicta e ampliou seu recorde de vitórias seguidas para 23 ao derrotar o Cianorte por 2 a 0. O Atlético venceu o Rio Branco por 3 a 1 e terminou  em segundo. No duelo dos rebaixados, o Paraná se despediu da elite derrotando o Cascavel por 2 a 1. No Paraná teremos a Final do Interior entre Operário e Cianorte.