sexta-feira, 13 de maio de 2011

Santos vence e fica perto das Semi

Share |
Por Leonardo Martins

O ùnico representante brasileiro nas quartas de final da Libertadores, o Santos, foi a Manizales enfrentar a surpresa da fase anterior, o Once Caldas, que eliminou o Cruzeiro. O Peixe conseguiu parar a violência colombiana e conseguiu a vitória por 1 a 0, abrindo vantagem na busca pela vaga as semifinais.

Sem Ganso, machucado, quem brilhou foi Neymar, o garoto foi o nome do jogo e até jogou pelo amigo. O  substituto efetivo do meia, Alan Patrik, pouco fez. O Once, animado pela vitória sobre o Cruzeiro, foi para frente, mas a pontaria não estava afiada.

Assim como a dos brasileiros, por isso tivemos poucas chances de gols no primeiro tempo. A melhor chance colombiana foi aos cinco minutos com Rentería que errou cabeçada incrivel na pequena área. O Santos respondeu com Neymar que desperdiçou boa tabela com Zé Eduardo. O jovem sofria com a marcação dura, em algumas horas, violenta da equipe da casa.

Mas o talento sempre vence a violência, e foi assim que o camisa 11 venceu a marcação do Once e iniciou a jogada do gol santista. Aos 42, Neymar se livrou da marcação e deu belo passe para Alan Patrik que tocou na saída de Martinez. 1 a 0 e boa vantagem para o segundo tempo.

O jogo no segundo tempo continuou violento por parte dos colombianos e morno em lances de perigo. Aos 14, a vida santista foi facilitada com a expulsão de Calle após fazer falta em Neymar. Com um a mais, o Santos passou a controlar o jogo.

As chances foram escassas no tempo final de jogo, uma grande para cada time. Primeiro foi brasileira, aos 20, Elano cobrou falta e carimbou o travessão de Martinez. Depois, aos 30, Rentería apareceu na cara de Rafael e o goleiro garantiu o resultado com uma bela defesa.

Nos últimos minutos, o Peixe se cansou, mas o Once Caldas, já desesperado em campo em busca do empate, não conseguiu assustar o gol de Rafael e a boa vitória em terras colombianas foi conquistada. O empate no jogo de volta em São Paulo já basta para o Santos chegar as semifinais da Libertadores, mas o torcedor santista não espera o mesmo que aconteceu com o Cruzeiro, que venceu na Colômbia e foi eliminado em casa com uma derrota