quinta-feira, 14 de julho de 2011

Brasil reencontra a vitória

Share |

O bom futebol, ausente nos dois primeiros jogos da Copa América, voltou na noite de ontem em Córdoba. O jogo contra o Equador era decisivo para o futuro da Seleção na Competição, se perdesse, era eliminado. Mas para o alívio de Mano Menezes a vitória por 4 a 2 deu moral para a próxima fase da competição.

O técnico brasileiro mudou novamente o time, promoveu o retorno de Robinho no lugar de Jádson e a entrada de Maicon no lugar de Daniel Alves, que vinha muito mal nos jogos na Argentina. Além disto, uma mudança prioritária, a mudança de atitude de alguns jogadores, o que fez o time canarinho jogar bem.

As estrelas do time, Neymar, Ganso e Pato, deixaram as firulas de lado e resolveram jogar. Resultado disto foi um time mais objetivo e criando mais chances. E tendo o auxilio de Maicon, um dos melhores do jogo de ontem, para armar as jogadas.

Mas se o ataque foi bem, a defesa ainda dava espaços ao Equador atacar. A nossa Seleção era melhor em campo e transformou isso em gol. Aos 28, o criticado André Santos cruzou na medida para Alexandre Pato cabecear com perfeição e extravasar a sua raiva por não ter conseguido jogar bem nos primeiros jogos.

O Brasil jogava tranquilo e, logo em seguida, Robinho acertou a trave e quase fez o segundo. Mas, como diria o ditado “Quem não faz leva”, os equatorianos empataram e expuseram a péssima fase vivida por Júlio César, que engoliu um frango no chute do bom Caicedo. 1 a 1 e inicio de drama para a Seleção.

Drama, pois a Seleção se abateu em campo e o Equador quase virou, mas o goleiro se redimiu do frango e fez ótima defesa. O intervalo veio para acalmar as coisas no time de Mano.

A alegria de jogar do Brasil reapareceu no segundo tempo e as estrelas se houveram bem. Neymar, grande estrela brasileira, finalmente deu as caras na Argentina e colocou o Brasil novamente na frente. Aos quatro, o topetudo recebeu passe de Ganso e tocou na saída de Elizaga. 2 a 1. Mas a história do primeiro tempo se repetiu e Júlio César falhou de novo, dando, novamente, o empate para o time do norte do continente em novo chute de Caicedo.

Porém, a Seleção canarinho não se abateu em campo e logo voltou a comandar o placar. Maicon, em uma de suas arrancadas, achou Ganso, que chutou de longe e o goleiro fez boa defesa, mas deu rebote para Alexandre Pato escorar para o gol dividindo com Robinho e os zagueiros. 3 a 2 e o 1º lugar do grupo já era uma realidade.

Mas o time brasileiro queria mais e ele veio em mais uma arrancada de Maicon pelo lado direito, desta vez, o lateral cruzou para a entrada de Neymar que completou para o gol. Festa e alívio de todos na Argentina.

Depois do quarto gol, o técnico Mano Menezes tirou as estrelas do time para serem aplaudidos pela torcida, Ganso, Neymar e Pato, deram lugar a Elias, Lucas e Fred, que pouco fizeram em campo, mas nem precisava, o Brasil já garantira o primeiro lugar no grupo B.

O Brasil volta a enfrentar o Paraguai, segundo melhor terceiro, e, agora, valendo vaga as semifinais da Copa América, no domingo, em La Plata. Os guaranis desperdiçaram a chance de ser segundo na chave ao levar o empate da surpreendente Venezuela por 3 a 3, sendo que os dois últimos gols venezuelanos foram nos acréscimos.

A Venezuela tem como adversário nas quartas, o Chile, também no domingo em San Juan. Os vencedores dos jogos de domingo se enfrentam nas semifinais. No outro lado da chave, Colombia enfrenta Peru em Córdoba e teremos o grande clássico entre Argentina e Uruguai em Santa Fé, os dois jogos no sábado.