sexta-feira, 13 de abril de 2012

O Mundo é uma bola – 13/04/12

Share |

Copa do Brasil

Segunda semana da segunda fase rolou e tivemos os dois primeiros confrontos definidos nas oitavas. O Galo foi o grande time da semana ao eliminar o jogo de volta com uma sonora goleada sobre o Penarol do Amazonas por 5 a 0. O Galo enfrenta o Goiás, que fez um jogo tenso contra o América-MG, fez 4 a 1, mas cedeu dois gols e ficou a um gol da eliminação, mas ela não veio e o 4 a 3 foi emocionante para os esmeraldinos. O outro confronto definido é entre Coritiba e Paysandu. O Coxa reverteu com tranquilidade a vantagem do ASA e passou com tranquilos 3 a 0. A classificação do Papão foi até surpreendente, não pela classificação em si, mas pelo placar obtido em plena Ilha do Retiro contra o Sport. O time paraense fez 4 a 1 no Leão e passou para as oitavas.

Outras equipes também garantiram a vaga no segundo jogo. O Grêmio fez 3 a 0 com enorme tranquilidade no Ipatinga. Mais fácil ainda foi a classificação do Atlético-PR ao fazer 5 a 1 no Criciúma, destaque para os 4 gols de Guerrón. A Portuguesa conseguiu uma boa reversão de resultado ao golear o Juventude por 4 a 0.

Pelos outros jogos de Ida. O São Paulo foi a Feira de Santana enfrentar o Bahia local e saiu classificado com um bom placar de 5 a 2. O Cruzeiro enfrentou a Chapecoense e o gramado ruim de Chapecó, mas terá que jogar a volta em Minas com o empate em um gol. O mesmo placar aconteceu em Natal entre Vitória e ABC. O Bahia de Salvador foi ao Mangueirão e perdeu para o Remo por 2 a 1. O Ceará desperdiçou boa oportunidade de sair na frente ao empatar com o Paraná. Já o rival do Vovô, o Fortaleza, conseguiu um ótimo resultado ao golear o Náutico por 4 a 0 e encaminhou a vaga.

Copa Libertadores

Tivemos times brasileiros jogando a penúltima e a última rodada da primeira fase. Pela penúltima rodada, o Corinthians, finalmente fez uma boa partida e venceu “em casa” o Nacional do Paraguai por 3 a 1. “Em casa”, pois o jogo foi em Ciudad del Este, fronteira com o Brasil e o Estádio estava lotado de corintianos. O Resultado fez com que o Timão se classificasse a próxima fase da competição. O Fluminense, que havia ganho do Boca em La Bombonera, tomou o troco em casa  e foi derrotado pelos  argentinos por 2 a 0, mas a equipe tricolor ainda tem uma das melhores campanhas da  Libertadores;

Dois grupos já resolveram sua situação esta semana e os dois de brasileiros. O Flamengo está fora da Libertadores e deve ser o único time do país a cair fora já na fase de grupos. O time rubro-negro venceu o líder da chave, Lanús da Argentina, por 3 a 0, mas foi eliminado por conta da vitória maluca do Emelec em Assunção por 3 a 2 sobre o Olimpia. O time de Ronaldinho Gaúcho precisava do empate neste jogo e até estava conseguindo a vaga, mas o jogo no Paraguai teve 3 gols nos últimos 6 minutos. O Emelec fez 2 a 1, Flamengo fora, o Olimpia empatou em dois gols, Flamengo dentro, mas no último minuto, o time equatoriano conseguiu o gol da vitória e tirou o Fla da Libertadores.

O outro brasileiro que terminou o grupo foi o Vasco. O time carioca fez um jogo sonolento contra o já eliminado Nacional do Uruguai em Montevideu, mas conseguiu a vitória por 1 a 0, porém, o Vasco terminou o grupo em segundo, pois o Libertad venceu o Alianza Lima por 2 a 1 e este gol a mais dos paraguaios foi determinante para que o time de São Januário terminasse o grupo em segundo.