domingo, 24 de junho de 2012

O Show do Brasileirão – 24/06/12

Share |

Série A
 
O Atlético-MG coroa a boa fase vivida com uma goleada. A torcida compareceu em peso ao Independência para ver a estreia de Ronaldinho Gaúcho na capital mineira diante do Náutico. E a torcida não se decepcionou e viu um show alvinegro, especialmente, do ex-melhor do mundo, de Bernard e de Danilinho, que comandaram a goleada por 5 a 1. Bernard abriu o placar, Araújo empatou para o Timbu e colocou certa apreensão ao jogo. Mas Ronaldinho cobrando pênalti, fez seu primeiro gol com a camisa atleticana e colocou o Galo na frente. Danilinho fez dois gols, um em cada tempo, e o Atlético fez 4 a 1. Ainda sobrou tempo para Escudero fazer o quinto e colocar o time alvinegro na segunda colocação do Campeonato. O Náutico está em 13º com 7 pontos.

Num dos dois clássicos paulistas na rodada, a Portuguesa estreou o goleiro Dida, que voltou de uma breve aposentadoria do futebol, diante do São Paulo e conseguiu uma importante vitória por 1 a 0. O Tricolor sentiu a eliminação na Copa do Brasil e fez uma partida muito fraca, sendo presa fácil para a Lusa. O gol da vitória lusa aconteceu com o lateral Ivan no segundo tempo e a Portuguesa subiu para o 12º lugar, enquanto o Tricolor caiu para o 9º lugar.

No outro clássico paulista da rodada, duas equipes com outros focos no momento. Corinthians, na final da Libertadores contra o Boca, recebeu o Palmeiras, na final da Copa do Brasil contra o Coritiba. Por isto, o jogo não foi muito assistido no estádio, mas os reservas do Corinthians jogaram muito bem e conseguiram a primeira vitória no Campeonato com um triunfo por 2 a 1, de virada. O destaque da vitória alvinegra foi o jovem Romarinho que marcou dois bonitos gols, um de letra e outro em um chute de longe. Além disto, o Goleiro Bruno evitou uma goleada corintiana com defesas importantes. O gol do Porco saiu com Mazinho no inicio de jogo. As duas equipes estão na zona de rebaixamento.

O Grêmio entrou no G-4 com a vitória em casa sobre o ex-invicto, Flamengo, por 2 a 0 e jogando bem. O jogo esteve nas mãos gaúchas o tempo todo e o time gremista poderia ter feito uma vantagem maior, mas os atacantes estavam com a pontaria ruim. Os gols gremistas saíram com Marcelo Moreno e Werley, um em cada tempo. O Fla não fez muita coisa no jogo e perdeu a primeira no Campeonato e caiu na tabela de classificação.

Outra equipe carioca que foi visitante, o Fluminense, fez uma ótima partida em Goiânia e goleou o Atlético-GO por 4 a 1 e continua invicto no Brasileiro. Foi um domínio quase total do Tricolor, que saiu atrás com o gol de Ernandes, mas depois, só deu Fluminense e com um toque de classe de Deco, mais uma vez, o destaque do jogo. Só o primeiro gol, marcado por Samuel Rosa, não teve participação do Luso-Brasileiro. Duas cobranças de escanteio para os gols de Gum e Gilson (contra) e uma cobrança de pênalti perfeita marcada por Deco. O Flu está na porta do G-4 e o Dragão continua sem vitórias e na zona de rebaixamento.

Outro time que continua sem vitórias no Campeonato e no Z-4 é o Santos, que, finalmente, “estreou“ no Brasileiro com um empate com o finalista da Copa do Brasil, o Coritiba, na Vila Belmiro, por 2 a 2. O jogo foi bem movimentado e o time peixeiro ficou duas vezes na frente com os gols de Edu Dracena e Neymar, mas tomou o empate com os gols de Rafinha e Lincoln. O Coxa está em 10º.

Outro visitante que se deu bem foi o Inter, que foi a Recife e venceu o, em crise, Sport por 2 a 0 e jogando bem. O time colorado dominou o jogo inteiro e fez os gols no primeiro tempo com Bruno Aguiar (contra) e Leandro Damião. O Leão está próximo do Z-4 e o Inter, do G-4.

O Figueirense perdeu uma boa chance para subir na tabela ao ceder o empate em um gol com o Bahia em Floripa. O jogo foi bem movimentado e com chances para as duas equipes, mas o Figueira foi melhor e não traduziu esta superioridade em gols. Júlio César fez o gol dos catarinenses e Vander empatou para o Bahia. O Figueira está na metade da tabela e o Tricolor, próximo a zona de rebaixamento.

O Botafogo é a equipe mais irregular do Campeonato, o time alvinegro vinha de uma vitória em Porto Alegre sobre o Inter, mas foi surpreendido pela Ponte Preta por 2 a 1 em casa. E a Macaca foi melhor durante boa parte do jogo, perdendo muitas chances para ampliar o marcador. Nikão e Ricardinho fizeram, um em cada tempo, para o time campineiro e Andrezinho fez, de pênalti, para o Botafogo. O Fogão caiu para o 8º lugar e a Ponte está em 10º.

Para finalizar, o jogo mais esperado e que deu uma nova liderança ao Campeonato. Era o confronto dos dois primeiros colocados e que levou um bom público a São Januário para ver Vasco e Cruzeiro, dois invictos. O que se viu foi uma partida excelente do Cruzeiro e que assumiu a liderança do Campeonato com uma ótima vitória por 3 a 1. Foi um show azul com direito a golaços de Montillo e Wellington Paulista, um dos cinco artilheiros do Brasileirão com 4 gols, um em cada tempo . O gol de Rodolfo fez o time carioca reagir no jogo, mas Anselmo Ramon, no fim do jogo, colocou a Raposa na liderança e fez cair a invencibilidade vascaína no Brasileiro. O Vasco foi ultrapassado pelos dois mineiros e está em terceiro.

Série B

Os líderes ganharam. O Criciúma continua na ponta da tabela após o sufoco que foi a vitória contra o rebaixável Ipatinga por 3 a 2. Depois vem os américas. O de Natal venceu com tranquilidade o ASA por 2 a 0 e o de Minas derrotou com dificuldade o Bragantino por 3 a 2. O G-4 é completado pelo Vitória, mas este foi o único que perdeu na rodada do grupo, 4 a 3 para o Goiás.

Na porta do G-4 estão Boa, que goleou o lanterna Barueri por 4 a 1, Avaí, que empatou em um gol com o Guaratinguetá, São Caetano, que, também, empatou, 2 a 2 com o CRB, Joinville, que perdeu para o Paraná por 2 a 0, e o já citado Goiás.

O Ceará conseguiu a segunda vitória no campeonato ao derrotar o Atlético-PR por 1 a 0 e o Guarani entrou no Z-4 com o empate em um gol com o ABC.