segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

O Show do Brasileirão – 01/12/14

Share |


Série A

Houve muitas definições na penúltima rodada. Falemos, primeiramente, do rebaixamento. O grande que caiu esse ano é o Botafogo, o time da estrela solitária volta a Série B após 12 anos ao perder para o Santos por 2 a 0, com dois gols de Leandro Damião. O Criciúma, já rebaixado, despediu-se da torcida ao empatar em dois gols com o Sport.

As duas últimas vagas para o rebaixamento serão definidas na última rodada. O Bahia ganhou uma sobrevida ao ganhar do Grêmio por 1 a 0, mas continua no Z-4. No sábado, o rival Vitória foi goleado pelo Flamengo por 4 a 0, mas continua com chances de sair do rebaixamento. O resultado do duelo dos rubro-negros ajudou a Chapecoense que entrou em campo contra o campeão Cruzeiro já livre de qualquer chance de rebaixamento, mesmo assim, o time verde conseguiu um bom empate em um gol. O outro campeão nacional, o Atlético-MG, viu o Coritiba o derrotar por 2 a 1 e sair da briga contra o rebaixamento, mas os atleticanos fizeram festa mesmo com a derrota na despedida do Horto este ano, foi a quarta derrota em casa nos últimos dois anos e meio que o Independência foi reaberto. Outro que está na briga é o Palmeiras, o Porco perdeu a 5ª partida seguida ao ser derrotado pelo Internacional por 3 a 1, o Colorado está na Libertadores. Palmeiras, Vitória e Bahia disputam duas vagas a Série B.

Os colorados se juntaram ao Corinthians, que, mesmo sendo goleado para o Fluminense por 5 a 2, garantiram a vaga a Libertadores 2015 graças a derrota do, já citado, Grêmio. Inter e Corinthians disputam, na última rodada, uma vaga direta para a fase de grupos da competição internacional. Quem garantiu esta vaga e o vice-campeonato foi o São Paulo, o tricolor apenas empatou em casa com o Figueirense em um gol. Em confronto entre duas equipes que não tem mais aspirações no campeonato, o Atlético-PR venceu o Goiás por 1 a 0.

Classificação após 37 rodadas

1º Cruzeiro – 77pts (Campeão e na fase de grupos)
2º São Paulo – 70pts (Vice-Campeão e na fase de grupos)
3º Internacional e Corinthians – 66pts (já garantidos na Libertadores)
5º Fluminense – 61pts
6º Atlético-MG – 61pts (Campeão da Copa do Brasil e na fase de Grupos)
7º Grêmio – 60pts
8º Atlético-PR – 53pts
9º Flamengo – 51pts
10º Santos – 50pts
11º Sport – 49pts
12º Figueirense – 47pts
13º Goiás e Coritiba – 44pts
15º Chapecoense – 43pts
16º Palmeiras – 39pts
17º Vitória – 38pts
18º Bahia – 37pts
19º Botafogo – 33pts (Rebaixado)
20º Criciúma – 32pts (Rebaixado)

Série B

A Série B teve seu fim no campo no último sábado. O Campeão foi o Joinville que, mesmo perdendo para o Oeste por 1 a 0, foi beneficiado pelo empate da Ponte Preta em um gol com o Náutico. O Oeste se safou da terceira divisão. O último acesso foi conquistado pelo Avaí que derrotou o, também promovido, Vasco por 1 a 0 e fora beneficiado pelas derrotas do Boa Esporte, 3 a 2 para o rebaixado Icasa, e do Atlético-GO, 3 a 2 para o Santa Cruz. O América-MG quase conseguiu o acesso ao golear o Sampaio Correia por 4 a 0.  Outro que tinha chances de acesso era o Ceará, mas o Vovô perdeu para o Luverdense por 1 a 0 e permanece na segundona.

No rebaixamento, além do já citado Oeste, também se livrou da terceirona o Bragantino. O massa bruta venceu o ABC em Natal por 2 a 0 e jogou o rival dos Abecedistas, o América, para a Série C. O América foi goleado em Curitiba por 4 a 1 e volta a terceirona. No jogo da melancolia, o vice-lanterna Vila Nova derrotou a lanterna Portuguesa por 3 a 2.

Porém, esta 4ª vaga pode ser alterada nos tribunais, pois ainda está pendente o julgamento do Icasa que pode ter seus resultados invalidados ou perder todos os jogos por WO. Se caso isso acontecer, o América-MG que fica com a quarta vaga na elite. O julgamento acontece nesta terça-feira no STJD.

Classificação final da Série B

1º Joinville – 70pts (Campeão e Promovido)
2º Ponte Preta – 69pts (Promovido)
3º Vasco – 63pts (Promovido)
4º Avaí – 62pts (Promovido)
5º América-MG – 61pts (perdeu 6 pontos no tribunal)
6º Boa Esporte e Atlético-GO – 59pts
8º Ceará – 57pts
9º Santa Cruz – 55pts
10º Sampaio Correia – 53pts
11º Paraná – 51pts
12º Luverdense e Náutico – 50pts
14º ABC e Oeste – 48pts
16º Bragantino – 46pts
17º América-RN e Icasa – 43pts (rebaixados)
19º Vila Nova – 32pts (Rebaixado)
20º Portuguesa – 25pts (Rebaixado)