terça-feira, 6 de setembro de 2016

O esporte em superação

Share |


O Esporte Paralímpico é um esporte com sinônimo de superação. Superação de dificuldades e do esporte em si, tão comum nos esportes. E uma competição reúne todos os nomes deste movimento paraolímpico de 4 em 4 anos  Os Jogos Paralímpicos do Rio começam nesta quarta-feira e, assim como nas Olimpíadas, terão cobertura do Esporte é Vida com textos periódicos sobre as competições no Rio.

As Paralímpiadas irão do dia 7 ao dia 18 e usarão muito das instalações que foram usadas nos Jogos Olímpicos, principalmente, o Parque Olímpico da Barra e o de Deodoro. Serão mais de 4 mil atletas de 178 países. Por se tratar de uma competição dividida entre as deficiências, físicas, visuais, intelectuais e outras, as Paralímpiadas distribuem mais medalhas que os Jogos Olímpicos, num total de mais de 2000 medalhas com 23 modalidades- Nas Paralimpíadas, muitos esportes são adaptados, casos do rugby em cadeira de rodas, vôlei sentado. Outros são exclusivos da competição como a bocha e o goalball, uma variação do handebol.

O Brasil, ao contrário das Olimpíadas, é uma potência Paralímpica e pretende, em casa, chegar ao top-5 no quadro de medalhas, superando o sétimo lugar de Londres, a quatro anos. Alguns nomes são certeza de medalhas, como o nadador Daniel Dias, chamado de “Phelps Paralímpico” dado a quantidade de medalhas paraolímpicas que possui, 15 no total. A Seleção de futebol de 5 para cegos e deficientes visuais, tetracampeã paralímpica. Antonio Tenório do Judô para deficientes visuais, Alan Fonteles, um velocista sensacional que corre com pernas de fibra de carbono, e a mineira Terezinha Guilhermina, multicampeã paralímpica, no atletismo para deficientes visuais.  Todas essas são as estrelas das Paralimpíadas no Rio de Janeiro.

As Paralímpiadas, mesmo antes de começar, já são um sucesso devido a procura incessante de ingressos para as competições em terras cariocas. Cerca  de  dois milhões de ingressos já havia sido comercializados, um recorde comparado com outros Jogos. A cerimônia de abertura acontece nesta quarta-feira as 20h no Estádio do Maracanã e promete muitas emoções, tendo cobertura do Esporte é Vida.


Nenhum comentário: